Informações como número de CNH, Cartão do SUS e Tipo Sanguíneo, podem ser cruzadas nesta nova modalidade do registro
O Governo do Estado lançou na sede do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), nesta quarta-feira (15), o serviço Identidade (RG) Biométrica. O documento substituirá o atual modelo de emissão da carteira de identidade promovendo mais segurança e comodidade para a população.
"Temos hoje muitos motivos para celebrar. Avançamos com modernidade e tecnologia levando serviços com qualidade e eficiência a todo o RN e adotando ações que promovem o respeito e a valorização profissional", reforçou Fátima Bezerra.
O passo seguinte de modernização dos serviços do ITEP será a expansão da emissão desse nova modalidade RG por todo o Estado com o “Identidade para Todos”. O Executivo estadual, via Projeto Governo Cidadão e Sesed/Itep e recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, está aplicando R$ 3,2 na ação. Durante o evento, o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, falou dessa expansão.
“Com o ‘Identidade para Todos’, Em breve, esse serviço estará disponível em todo RN, por meio das Centrais do Cidadão e de parceiros nos demais municípios, atendendo à determinação de darmos capilaridade ao acesso a este documento para todos em todo o Estado”, explicou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e Coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.
Estão sendo adquiridos 200 computadores tipo desktop, 200 nobreaks, 200 impressoras, 200 leitores ópticos de impressões digitais, 200 câmeras fotográficas com certificações e especificações internacionais de alta resolução e 200 módulos cenário para fotografia.
A expectativa para implementação do “Identidade para Todos” é já no primeiro semestre de 2022. Essa ação é uma iniciativa exclusiva do Governo do RN. O diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão, informou que atualmente o órgão emite 30 mil identidades e com o novo sistema biométrico este volume irá duplicar. “Vamos ampliar significativamente o acesso ao documento mais básico e garantir cidadania. Isso vai beneficiar especialmente a população mais carente em todos os municípios do Estado", declarou.
Acompanharam o evento o vice governador, Antenor Roberto; os secretários de Segurança, Cel. Francisco Araújo; das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Júlia Arruda; e a Diretora-Geral da PCRN, Ana Cláudia Saraiva.
SOBRE O RG BIOMÉTRICO
O RG Biométrico lançado pelo Governo do RN, por meio do ITEP, é um documento que contém um número maior de informações que o atual e conta com a coleta digital da fotografia, impressões e assinatura. Dados como número da CNH, Cartão do SUS, Tipo Sanguíneo, Carteira de Trabalho, Alergias, CPF, Título de Eleitor, Identidade Profissional, entre outros, podem ser cruzadas nesta nova modalidade do registro, de forma a evitar que o cidadão precise portar diversos documentos.
O novo modelo da carteira de identidade é baseado no Decreto 9.278 de 05 de fevereiro de 2018 e estabelece um formato único que deve ser seguido por todos os estados da federação. As carteiras de identidades emitidas no sistema anterior continuarão válidas. Portanto, não precisa de correria para emitir a nova identidade.
O RG Biométrico estará disponível à população a partir do dia 20 de dezembro, inicialmente nas Centrais do Cidadão de Natal, mas se expandirá para as demais centrais em poucos dias.
Como principal elemento de segurança, a biometria utilizará o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS), uma das mais modernas plataformas de identificação humana do país e já utilizada em alguns Estados que passaram a adotar o RG Biométrico.