Governo moderniza monitoramento da meteorologia do RN
Assecom Governo Cidadao 15/12/2021
Poder Executivo investiu quase R$ 6 milhões em equipamentos para melhorar zoneamento e monitoramento agrícola
A governadora Fátima Bezerra lançou nesta quarta-feira (15), um moderno Sistema de Monitoramento Hidrometeorológico, Climático e Agrometeorológico do RN. O evento ocorreu no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo do Estado.
A iniciativa do Poder Executivo estadual, por meio do Projeto Governo Cidadão, da Secretaria de Estado da Agricultura (SAPE) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN), foi viabilizada com investimento de R$ 5,9 milhões, garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial. A ferramenta foi apresentada pelo coordenador de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot e pelo pesquisador da empresa, Josemir Neves.
“Essa importante ferramenta é ciência, inovação, o bom uso da tecnologia como um canal intersetorial, atendendo aos setores produtivos, para agricultura, estradas, além da defesa civil e para pesquisa na área educacional”, disse a governadora, lembrando que este é um serviço valioso para cada um dos 167 municípios potiguares.
“Para além da questão estratégica com foco na cultura agrícola e na vida no campo de nossos milhares de agricultores e agricultoras familiares, esse sistema, a partir de um trabalho integrado, será muito mais do que uma plataforma de dados; será um grandioso sistema de planejamento que promoverá o diálogo entre os órgãos governamentais. Será uma importante ferramenta no processo de transformação de nosso Estado”, destacou o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro.
Entre os equipamentos, foram adquiridos e instalados 100 pluviômetros automáticos e 15 novas estações automáticas para se somarem aos equipamentos que a Emparn já detinha.
“O momento é de agradecer ao esforço do Governo do Estado, a todos que compõem a Emparn e que se empenharam para hoje estarmos entregando este equipamento ao RN. É de fato um momento de transformação saindo do século de 19 e caindo no século 21, no que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico”, finalizou Guilherme Saldanha, secretário da SAPE.
A rede de equipamentos vai monitorar variáveis meteorológicas como temperatura, umidade do ar, vento, pressão atmosférica, radiação solar, umidade e temperatura do solo e quantidade chuva. O acompanhamento ocorrerá de hora em hora, com transmissão simultânea e online para o servidor da Emparn.
A partir dessas informações será possível melhorar o zoneamento e monitoramento agrícola, dando mais segurança aos agricultores, principalmente para escolher a hora e a cultura adequadas à sua propriedade, uma vez que monitoramento climático mais eficaz possibilita auxiliar na gestão dos recursos hídricos do Estado.