Saúde: Banco Mundial elogia prévia de relatório final entregue pelo Governo Cidadão
Governo Cidadão07/10/2021
Documento a ser finalizado em 2022 enfatiza redes de atenção materno infantil, oncológica e de urgências e emergências
Um relatório prévio com os investimentos realizados de 2014 até 2021 com recursos estaduais viabilizados pelo Banco Mundial foi apresentado pelo Projeto Governo Cidadão nesta quinta-feira, 07, no quarto dia da Missão da instituição financeira no RN. Entre outras avaliações, o documento baseou análises sobre matrizes de indicadores e modelos de gestão realizadas entre as equipes do Banco e do Governo. Uma versão final do balanço será apresentada em 2022, ao término do Projeto.
A partir do relatório, foram apresentadas na reunião virtual ações voltadas à melhoria da qualidade da atenção à saúde, com ênfase nas redes de atenção materno infantil, oncológica e de urgências e emergências. A qualidade do material foi elogiada pelo consultor em Saúde, Operações e Finanças Ezaú Pontes, representante do Banco, que detalhou linhas de ação para potencialização dos investimentos.
Aliadas às obras de maior visibilidade, como a construção do Hospital da Mulher, está em curso a modernização do parque tecnológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) com a adoção de tecnologia da informação e uma abordagem orientada para resultados, com melhor alocação de recursos humanos e financeiros. Sobre esse aspecto, o gerente da UES/SESAP, Breno Roos deu como resultados “avanços na regulação de leitos e no sistema de gestão hospitalar”.
Coordenadora das redes de atenção da Sesap, Samara Dantas citou como benefícios, ainda, ações estratégias relevantes a nível estadual como a renovação de frota do SAMU, qualificação das portas e implantação de prontuários eletrônicos.
Também participou da reunião em formato híbrido a secretária adjunta da Sesap, Lyane Ramalho; a economista do Governo Cidadão, Franciane Cardoso; a diretora geral do Laboratório de Anatomia Patológica e Citologia do RN, Andreia Santos; e a especialista do Banco Mundial María Jesús Ferreira Trujillo.
A área da Saúde concentra a maior parte dos recursos do Governo do RN viabilizados pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial. No total, são mais de R$ 130 milhões a serem executados até dezembro de 2022 que contemplam, principalmente, a construção do Hospital da Mulher.
Aquisições
Outros temas tratados ao longo desta quarta-feira foi o Plano de Aquisições do Projeto, avaliando a metodologia de monitoramento dessas execuções, como a Plataforma Step que deve ser alimentada com todas as fases de compras, e uma supervisão financeira de acompanhamento do desembolso do Projeto.
Estradas
Os benefícios à infraestrutura rodoviária potiguar trazidos pelos investimentos do Governo do RN viabilizados pelo Governo Cidadão junto ao Banco Mundial também foram discutidos entre as entidades envolvidas. A reunião focou nas Salvaguardas Ambientais e Sociais que visam garantir que as intervenções apoiadas pelo Banco tenham um impacto social e ambiental positivo.
Inicialmente foram debatidas as normas que promovem o desenvolvimento de forma sustentável e eficaz, com base nos princípios de respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente, na região onde está sendo construída a Estrada da Produção, no município de São Gonçalo do Amarante. O equipamento de 13 km de extensão recebeu o investimento de R$ 16,8 milhões e está em fase de conclusão – 95% já executado – e tem previsão de entrega para este ano.
Além dos já citados, participaram do evento o secretário Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Metas), o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Manoel Marques; o gerente da UES-DER, Nicodemus Ferreira, além de representantes dos setores de Engenharia, ambiental e social do Projeto Governo Cidadão.
Pelo Banco, participaram a gerente do Projeto junto ao Banco Mundial, Fátima Amazonas; os especialistas Maria Ines Miranda Ramos (salvaguardas ambientais), Carlos Bellas Lamas (Transportes), Juliana Paiva (salvaguardas sociais); e os consultores Katia Dubois e Paulo Fonseca.