Banco Mundial apresenta resultados da Missão no RN
Governo Cidadão04/04/2022
Avaliação positiva listou avanços em áreas estratégicas como Saúde e Educação
Os principais resultados da Missão presencial realizada pelo Banco Mundial no RN foram apresentados nesta segunda-feira, 04, pelo gerente do Projeto Governo Cidadão junto ao Banco, Eirivelthon Lima, e pelas equipes da instituição financeira. No período de 28 de março a 1º de abril, especialistas do Banco vieram ao estado para vistorias presenciais em equipamentos importantes ao desenvolvimento regional viabilizados com recursos do empréstimo, como a construção do Hospital da Mulher, em Mossoró, e a revitalização da RN 233, próximo a Paraú.
O gerente apresentou às equipes do Banco e do Governo Cidadão uma atualização sobre o estado dos investimentos nas áreas produtiva, sócio- ambientais, educação, saúde, saneamento e barragens, além das aquisições em curso e do cumprimento de salvaguardas ambientais e sociais e uma avaliação de impacto do Projeto.
Diante do montante de R$ 300 milhões ainda a serem desembolsados pelo Projeto, Eirivelthon destacou: “Avançar nesta execução é um desafio que conta, a seu favor, com a boa vontade Governo Cidadão em otimizar os serviços, o que é estratégico, já que notamos que ainda há uma escassez de fornecedores devido à pandemia”.
Presente à reunião, a gerente das operações do Banco Mundial para o Brasil, Sophie Naudeau, destacou que o Governo Cidadão “detém um trabalho muito intensivo, não só nesta Missão, mas ao longo de sua vigência; é multisetorial, complexo, e está sendo uma lição para todos nós, especialmente com as dificuldades da pandemia”.
O secretário estadual de Infraestrutura Gustavo Coelho, em substituição legal ao cargo da SEGRI, reforçou o compromisso de “executar de maneira mais eficiente possível o que for necessário à conclusão do Projeto”.
Da parte do Governo do RN, participaram da reunião as secretárias estaduais Virgínia Ferreira (SEAD) e Ana Maria costa (SETUR); e o diretor da Emater, César Oliveira. Pelo Governo Cidadão, participaram a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes; consultores, gerentes de UES e técnicos da UGP que participaram da Missão. Pelo Banco Mundial, participaram o coordenador da área de desenvolvimento sustentável para o Brasil, Renato Nardello e os especialistas Leonardo Bichara, Ezaú Pontes, Fatima Alves, Leonardo Nascimento, Maria Jesus Ferreira Trujillo, Luis Dias Pereira e Luis Loyola. Isis Resende, representante da SAIN – Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, também esteve presente.