Secretaria de Segurança e Banco Mundial se reúnem para discutir ampliação do Ciosp
Assecom/SESED_RN17/09/2015
secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite.
A secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, e seu adjunto, Caio Bezerra, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (17) com o consultor e especialista em aquisições do Banco Mundial, Luciano Wuerzius e o consultor jurídico do RN Sustentável, Claudio Souza, para discutir o projeto de atualização, expansão e modernização tecnológica da rede de radiocomunicação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) que irá beneficiar toda as Regiões Metropolitana de Natal e Oeste permitindo mais agilidade e confiabilidade no processo de comunicação do Sistema de Segurança Pública do estado. Os recursos para este investimento encontram-se assegurados pelo Programa RN Sustentável do Governo do Estado do RN.
Durante o encontro, foram discutidas as formas de se efetivar a contratação dos serviços de ampliação e aprimoramento do Ciosp, seja ela por licitação ou contratação direta com o fabricante que já opera no Estado. Para dar mais celeridade aos tramites processuais, a Secretaria de Segurança Pública do RN ficou de fazer um estudo, em outros estados do país, sobre licitações executadas com projeto semelhantes a fim de subsidiar o Banco Mundial com informações para um melhor embasamento do processo.
“Nosso objetivo tem sido trabalhar dia e noite no afã de reduzir os índices de criminalidade no RN. Apesar dos desafios da gestão, estamos confiantes de que através da gestão planejada e com investimentos em tecnologia, oriundos do RN Sustentável, teremos como reduzir ainda mais os índices da violência”, destaca a secretária Kalina Leite.
Quando finalizado, o projeto permitirá uma eficiente comunicação digital entre as unidades de Natal e Mossoró e suas cidades circunvizinhas, bem como um melhor monitoramento das unidades móveis das Polícias Militar e Civil, Bombeiros e Itep, via sistema “Global Positioning System” (GPS), entre outros.