Portal Governança Inovadora dá transparência ao planejamento do RN
SEPLAN/RN20/10/2015
Titular da SEPLAN/RN, Gustavo Nogueira explicou ao público a importância de cada link do portal
O Portal Governança Inovadora já está no ar. O Governo do Estado lançou na quinta-feira (15) a ferramenta virtual que vai concentrar todas as informações sobre o projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN. A iniciativa é coordenada pela secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças com a consultoria do Instituto Publix. O portal pode ser acessado pelo endereço www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br. O evento ocorreu no auditório da Escola de Governo e contou com a participação de secretários de Estado, diretores de órgãos, além dos mais de 100 servidores que vêm sendo capacitados pelo projeto.
O portal Governança Inovadora é mais um espaço de exercício da transparência e do diálogo. Uma das principais novidades é a pesquisa interativa em que o Governo pergunta à sociedade como cada cidadão potiguar enxerga o Rio Grande do Norte hoje e o que espera do Estado pelos próximos 20 anos.
O secretário da SEPLAN Gustavo Nogueira apresentou ao público o portal Governança Inovadora explicando a importância de cada link e dos conteúdos publicados. O gestor ressaltou a participação efetiva dos servidores do Estado no projeto. E lembrou que o conceito do redesenho do Estado precisa ser replicado por todos. O princípio da reforma não é necessariamente o corte, mas está sobretudo na otimização, na racionalização. Se partirmos do conceito que reformar é somente enxugar, nascemos de uma ancoragem equivocada. O conceito do redesenhar o Estado é a eficiência em seus processos, é a entrega de produtos de forma mais destacada que atenda o que a sociedade deseja, afirmou.
O Governança Inovadora é uma iniciativa inédita do Governo e abrange as áreas de planejamento estratégico, estrutura organizacional e processos. Mais de 100 servidores estão sendo capacitados nesses três eixos. O projeto já concluiu entrevistas com todos os 55 secretários e diretores de órgãos da Administração Direta e Indireta sobre o modelo de trabalho e a estrutura das pastas.
Ao todo, 15 reuniões com grupos focais representados pela sociedade civil organizada foram realizadas. Entidades como Fiern, Sebrae, CDL, ABIH, Sinduscon, Fecomercio, Cosern, Inframerica, instituições de ensino superior de Natal e das cidades-polo do Estado além de órgãos e secretarias de Estado apontaram problemas e apresentaram sugestões. O volume de informações que está sendo criado a partir desse projeto é muito grande. Temos que entender que o cidadão é o protagonista. E o portal é o exercício do diálogo entre o Governo e toda a sociedade, disse.
Consultor do Instituto Publix, Caio Marini destacou as oportunidades geradas. O filósofo Sêneca dizia que não há vento a favor se eu não sei pra onde eu vou. Outro que faz referência aos ventos é o nosso iatista Lars Grael, de quem ouvi uma vez se eu sei navegar até vento contra ajuda. Desenvolver nossa capacidade de navegar significa nos fortalecer institucionalmente. Temos que aproveitar as oportunidades, ressaltou.