Escola Estadual realiza mostra cultural com apresentação das primeiras ações desenvolvidas com recursos do PIP
Comunicação/RN Sustentável07/12/2015
Alunos destacam a possibilidade de sair de formatos tradicional de aprendizagem, como o grande diferencial do PIP
Os alunos da Escola Estadual Régulo Tinoco, localizada no bairro de Lagoa Nova, em Natal/RN, realizaram na manhã desta sexta-feira (04), uma mostra cultural com os trabalhos elaborados após as primeiras ações desenvolvidas com recursos dos Projetos de Inovação pedagógica (PIP). O PIP foi criado pelo Governo do Estado e é gerenciado pelo Projeto RN Sustentável, por meio do Acordo de Empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, o PIP tem como objetivo principal minimizar os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da evasão escolar.
Com as salas decoradas e trabalhos montados, alunos e equipe pedagógica deram início a Mostra Cultural em uma solenidade de abertura que contou com apresentação de uma peça elaborada e encenada pelos alunos com o título de Minha família, meus problemas, onde já era possível enxergar sinas de aprendizagem dos temas trabalhados.
De acordo com a diretora Fátima Lúcia, esse envolvimento dos alunos com as ações do PIP foi o diferencial na aplicação do PIP. Envolver os alunos fazendo com eles participem ativamente desse processo é muito significante e não há como não colher bons frutos desse projeto, que foi uma grande oportunidade que escola tem de promover esses momentos de aprendizagem, afirmou.
Entre as 111 escolas selecionadas na primeira edição do projeto desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (SEEC), a Régulo Tinoco escolheu o campo de desenvolvimento que contempla ações direcionadas à Cultura, Esporte e Lazer. Com isso, foram realizadas aulas de campo pelo interior do estado além de uma viagem Interestadual, que tinham como proposta aproximar os alunos da história e cultura potiguar e nordestina, além de promover o interesse pela arte e literatura local. Na Mostra também foram apresentados instrumentos de ensino adquiridos com recursos do PIP, todos foram apresentados e explicados pelos alunos.
Para o professor Antônio Gonzaga, a implantação do PIP permitiu aos alunos um olhar mais motivado e interessado pela aprendizagem. Todas as ações que desenvolvemos trouxeram uma grande motivação para comunidade escolar, os alunos se integraram, e construíram uma nova percepção do aprendizado e estão bastante motivados com a transformação que a escola trouxe. O Projeto foi realmente uma grande inovação, declarou.
Para a técnica da Unidade Executora Setorial da SEEC no Projeto RN Sustentável, Jailma Carvalho, o sucesso do PIP diz respeito também ao sentimento de identidade e aproximação que a equipe pedagógica de cada escola encontra em sua estrutura, onde é possível pela primeira vez aplicar ações direcionadas para a realidade do RN. Até então nós tínhamos apenas projetos no âmbito federal que são muito bons, mas são criados pensando nacionalmente. Com o PIP, os profissionais da educação estadual tem um projeto estruturado e voltado para a realidade do nosso Estado.
Entre os alunos, a possibilidade de sair do formato tradicional dentro da sala de aula foi o grande diferencial. Como o aluno da 1º série do Ensino Médio, que apontou as aulas de campo como uma das ações mais enriquecedora. A turma dele, teve a oportunidade de realizar três viagens pelo interior do RN, além de uma aula de campo no Instituto Ricardo Brenand, em Recife/PE. Com essas viagens, em forma de aula de campo, nós conhecemos mais da cultura do Rio Grande do Norte e do Nordeste, e foi muito bom porque nos incentivou a vir para escola de uma forma que não ficamos naquela mesmice, nós tivemos várias atividades que nos permitiram adquirir mais conhecimento, disse.
Todos os recursos para aplicação do PIP estão previstos no segundo componente de atuação do Projeto RN Sustentável que contempla a melhoria dos serviços públicos. O repasse financeiro totalizam recursos na Ordem de R$ 1.794.678,45 (um milhão setecentos e noventa e quatro mil, seiscentos e setenta e oito reais e quarenta e cinco centavos), destinado aos Caixas escolares das escolas contempladas. Os recursos que cada escola irá receber variam entre R$ 10 mil e R$ 25 mil reais
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