Plantação de horta em Escola Estadual de Parnamirim é um dos métodos utilizados na 1º edição dos Projetos de Inovação Pedagógicas (PIP)
Comunicação/RN Sustentável14/12/2015
Alunos da Escola Estadual Antonio Basílio estão envolvidos no trabalho de plantação e cultivo da horta.
A Secretaria da Educação e da Cultura (SEEC) já começou, literalmente, a colher os resultados da implantação dos Projetos de Inovação Pedagógica (PIP), ação gerenciada pelo Projeto RN Sustentável por meio do Acordo de Empréstimo entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.
Em Parnamirim, A Escola Estadual Antônio Basílio, foi uma das 111 selecionadas na primeira edição do PIP, e utilizou os recursos do Projeto em um trabalho de plantação de horta, que proporcionou a integração de alunos, pais, professores e toda a equipe pedagógica.
A horta foi idealizada pela professora de biologia, Valéria Zílio, e já existia na escola há cerca de dois anos, mas não tinha progresso devido à falta de recursos. Após a inscrição e seleção do PIP, a Escola recebeu o valor de R$ 20.000,00, quando foi possível ampliar e dar continuidade nos trabalhos. A professora destaca a importância do projeto para conscientizar os alunos sobre a sustentabilidade. “Isso é uma inovação pedagógica mesmo, é um grande incentivo par trazermos as mudanças e melhorias para a sociedade, além de incentivarmos as novas gerações”, disse.
Nesta ação, alunos e professores receberam orientação de técnicos da EMATER em relação a métodos de trabalho com solo, além de técnicas inovadoras de irrigação, e saíram da sala de aula para aprender na prática, conceitos de biologia, geografia, matemática, português, artes, inglês e espanhol. Todos os professores utilizaram a plantação da horta para aplicação do ensino de suas disciplinas.
Hoje, toda a comunidade escolar está envolvida com esse novo método de aprendizagem, e já é possível enxergar o objetivo principal do PIP, que é minimizar os problemas de aprendizagem enfrentados pelas escolas, possibilitando a melhoria e fortalecimento da participação docente e discente e a redução da evasão escolar.
O aluno do 1º ano do ensino médio, Cícero Romão foi um dos destaques na plantação e cultivo da horta, ele enfatiza o sentimento de ser participante nos avanços da escola. “Para mim está sendo muito gratificante principalmente pelo envolvimento de todos os alunos, e eu sinto muito prazer em dizer que aprendi e também ajudei com este projeto”, disse.
De acordo com o diretor Francisco Teixeira, após a chegada do PIP na escola, a dedicação dos alunos nas atividades escolares está cada vez mais crescente. “Eles estão mais envolvidos e interessados, e isso foi refletido agora no final do ano letivo, com as boas notas", declarou.
A segunda etapa do PIP já está aberta, em fase de inscrição dos projetos. Para esta edição, a estimativa é de que sejam investidos recursos na ordem de R$ 4.941.000,00 (quatro milhões novecentos e quarenta e um mil reais), que serão repassados de acordo com o perfil das escolas contempladas, variando entre R$ 30.000,00 e R$ 45.000,00.