Instrumentos das bandas filarmônicas começam a chegar
Assecom/RNSustentável12/04/2016
O músico Ivanaldo Silva( Cruzeta-RN) recebeu treinamento em São Paulo para ser um luthier
As 39 (Trinta e nove) associações contempladas no Edital de Bandas Filarmônicas para Juventude estão na expectativa de receber os 75 instrumentos musicais previstos nesta ação de iniciativa do Governo do Estado do RN, através da Secretaria de Trabalho e Assistência Social- Sethas, por meio do Projeto RN Sustentável e do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
A boa notícia é que os instrumentos começaram a chegar, e depois da revisão e montagem pelos cinco Luthiers, profissionais capacitados na construção e no reparo de instrumentos, os componentes musicais serão entregues.
O projeto de Bandas Filarmônicas treinou e capacitou cinco profissionais em São Paulo, apesar dos instrumentos terem cinco anos de garantia. Esses profissionais foram treinados para montar, verificar e facilitar caso ocorra algum dano aos instrumentos.
Paralelo a isso, foram selecionados, também por edital, todos os maestros que atuarão nas Bandas Filarmônicas para Juventude.
“A medida que a verificação dos instrumentos for feita, os mesmos serão entregues. Serão quase 3 mil jovens do Estado que estarão inseridos na iniciação musical. A música traz inúmeros benefícios para os jovens, estimula o lado intelectual, tem o poder de transformar e colabora para inserção no mercado do trabalho”, afirmou Julianne Faria, secretária da Sethas.
“Esse Projeto de Bandas está servindo de modelo para o país. Já recebi muitas ligações e e-mails de vários lugares do Brasil perguntando como foi possível montar 39 bandas filarmônicas para juventude no Rio Grande do Norte. O valor social desse projeto é incalculável”, diz o maestro BemBem um dos idealizadores do projeto.